domingo, 3 de junho de 2012

Educação a Distância


17/04/2012




EDUCAÇÃO A DISTANCIA

No dia em que a professora aplicou o conteúdo, faltei a aula mais elaborei uma breve síntese do texto.

A educação a distância foi criada através de grandes números de evasão escolar, por falta de condições de participar das aulas presenciais, porque muitas vezes trabalhavam no período integral.
    A educação a distância ela é conceituada, onde o professor  não estará presente na sala de aula, e é denominada como o estudo aberto, educação não tradicional ou estudo por contrato.
    É um processo educativo sistemático e organizado, onde é utilizado vários meios de comunicação, que pode construir a criação do processo educativo.
    PETERS ( 1973) define que a educação/ ensino a distância é um método racional de partilhar conhecimentos e habilidades. È uma forma industrializada de ensinar e aprender.
    MOORE ( 1973) afirma que: ensino a distância, onde a comunicação entre o professor e o aluno deve ser facilitada por meio de impressos, eletrônicos, mecânicos e outros.
    HOLMBERG (1977) A educação a distância se beneficia do planejamento, direção e instrução da organização do ensino.
    KEEGAN analisa através destes conceitos que esclarece a diferença da educação a distância.

  • A separação física entre o professor e o aluno.
  • influência da organização educacional
  • utilização de meios técnicos de comunicação
  • previsão de uma comunicação de mão dupla
  • possibilidade de encontro ocasionais
  • participação de uma forma industrializada de educação
      BORDENAVE (1986) Educação a distância uma proposta organizada do processo Ensino-Aprendizagem na qual estudantes de diversas idades, estudam individualmente.
      Pensar no ensino a distância é pensar na desigualdade social e na demanda da população, e também ajudar o individuo a construir a sua própria aprendizagem de forma autônoma e independente.
      A educação a distância já existe a 150 anos no mundo, e visa ajudar as pessoas que através de algum motivo não consegue tempo para aulas presenciais, e ela busca inovações.
     FREIRE (1998, 52) Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
     A educação a distância surgiu no século XVIII, no Brasil começou a partir de 1939.
     Mas a educação a distância não pode ser considerada um problema na educação brasileira e sim em uma solução para que o país consiga a desenvolver uma cidadania. Esse tipo de educação busca reduzir ou eliminar a distância do individuo com o professor e a escola, e envolve muito saber  e técnicas que visa diminuir a dificuldade do aluno.
     A educação a distância direciona o aluno a aprender a aprender, a saber a pensar, criar, inovar, construir seu conhecimento e participar de seu crescimento pessoal e intelectual, levando a educação para qualquer lugar que possibilite seu acesso, auxiliando o professor as diversas formas de ensinar e aprender.
    Mas a educação a distância, não tem só o lado bom da educação e a sua flexibilidade. Existe alguns doutores  que discorda desse meio de aprendizagem, e dizem que o interesse na democratização do acesso a educação, além de criar uma ilusão de que todos, por meio dela podem melhorar suas vidas. Eles tem com isso outras intensões a não ser de formar mão de obra especializada para uma fase que exige trabalhadores capacitados criativos, eficientes e adaptáveis.
      SAVIANI (2003, p.10) fala que:" é uma dupla função e o que ele chama de de mecanismo de recomposição da hegemonia da classe dominante".
      Então afirma que a democratização acaba trazendo a desintelectualização docente, através da formação docente a distância conforme SHIROMA 2003.
      Sendo assim, além de baratear a formação por meio da EAD, se insiste menos na educaçãoi e seu espaço (SHIROMA; 2003).

http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/33.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário